quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tamiflu

Transformação química do ativo OSELTAMIVIR

A nova gripe , causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1)(H1N1, Tem como tratamento farmacológico O Tamiflu, fosfato de oseltamivir.

É o medicamento mais eficaz no tratamento da gripe. Seu mecanismo de ação envolve, fundamentalmente, a inibição da enzima neuroamidase dos vírus tipo A e tipo B.1
Atualmente, as rotas sintéticas aplicadas na produção do oseltamivir partem do ácido chiquímico ou do ácido quínico.que possuem alto valor agregado.

O Acido CHÍQUIMICO é um produto de origem natural muito conhecido já ha muito tempo. Foi isolado pela primeira vez em 1875 pela planta japonesa Illicium anisatum L. cujo nome em japonês é Shikimino-ki: O nome chiquimico (em inglês Shikimic) o nome vem da planta onde foi primeiramente encontrada. O Illicium anisatum L é conhecido no ocidente por anis estrelado Japonês. É uma árvore nativa do Japão, tóxica, utilizada apenas como insenso. Devido a sua toxicidade éra utilizada na medicina chinesa apenas para tratar alguns problemas de pele.
O ácido chíquimico existe relativamente em grande abundancia, cerca de 10% numa outra árvere, esta nativa da China, do mesmo genero botanico doIllicium verum Hook F. conhecido por anis estrelado chinês.

O anis estrelado é utilizado como aromatizante e infusões para o tratamento de cólicas e reumatismo.
Na indústria farmacêutica, o ácido chíquimico derivado do Anis Estrelado Chinês é utilizado como material de partida para produção de Tamiflu (oseltamivir), por apresentar mais concentrado comparando com outras plantas. Entretanto a maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) que faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol, produz o ácido chíquimico, porém em concentrações muito baixas.
A síntese a partir desses produtos naturais, principalmente o (Anis Estrelado da China), envolve cerca de doze etapas reacionais com rendimento global atingindo no máximo 35%, dificultando sua produção em escala industrial de forma ágil e barata.3
O oseltamivir é produzido a partir do anis estrelado de quatro províncias chinesas, porém, é produzido através de um processo químico complexo, que envolve uma série de etapas, fora as outras substâncias que entram em sua composição.
O fosfato de oseltamivir é considerado uma pró-droga, ou seja, ela é biotransformada dentro do organismo humano em carboxilato de oseltamivir. A principal característica de seu modo de ação é inibição seletiva de neuraminidases, glicoproteínas de liberação dos vírions, ou seja, ele impede a saída dos vírus de uma célula para outra.O medicamento não impede a contaminação com o vírus e é usado no tratamento da infecção.
Na figura abaixo demonstra de forma simplificada a produção do Tamiflu utilizando a planta e uma nova fonte para suprir a demanda do ácido chiquimico, apartir da bactéria E. coli modificada genéticamente.

Fonte: Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (1), 87-90. Data de publicação na Web: 2 de Fevereiro de 2009, Disponivel em: http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/viewArticle/20/71

2 comentários:

  1. A fonte diz respeito apenas a síntese do princípio ativo. Teria a fonte do restante do texto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Angela...pesquisei apenas na fonte citada e nas referências apresentadas no artigo citado na referida fonte.

    ResponderExcluir