segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Droga ameaça pessoas: Burundanga ou escopolamina


A escopolamina ou burundanga é um alcalóide (substância de caráter básico derivada principalmente de plantas, podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais,e contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono), extraída de plantas da família Solanaceae, ela atua impedindo a ação do neurotransmissor acetilcolina no Sistema Nervoso Central. Por isso que ela é conhecida como uma droga Anticolinérgica ( que inibem ação da acetilcolina*), alguns efeitos mais sérios são: Dificuldade respiratória, secura na boca e narinas, visão borrada, pupilas dilatadas, aumento do ritmo cardiaco, diminuição de pressão arterial, intestino preso e aumento da temperatura do corpo. Na superdosagem pode ocorrer: quadros de delírio e o fomento de uma dependência química do medicamento. Ocorre também dilatação das pupilas.


* Acetilcolina: É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos. Tem uma massa molar de 146,2 g/mol e sua fórmula química é CH3COOCH2CH2N+(CH3)3.

"Os anticolinérgicos, tanto as plantas como os medicamentos, produzem em doses não muito grandes uma indiferença em relação ao que ocorre no meio ambiente e à si próprio. Este estado mental faz com que a pessoa quando interrogada diga coisas que em estado normal ela não falaria. Esta "falta de força psíquica" ou "ausência de auto-controle" faz com que anticolinérgicos sejam utilizados como "soros da verdade", em interrogatórios de inimigos durante as guerras. A escopolamina é uma das substâncias utilizadas para este fim."
As drogas anticolinérgicas só fazem efeito por via oral ou inaladas. As plantas mais comuns onde pode ser encontrada a Escolopamina e a Atropina, são as famosas: saia branca, trombeta, trombeteira e zabumba; São plantas de fácil localização e plantio, podendo crescer em vários tipos de lugares.
A planta de nome trombeteiro, Brugmansia suaveolens, existe no Brasil e produz flores em forma de trombeta - daí o seu nome.


Outras denominações da planta: babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo e zabumba-branca.
A palavra burundunga deriva de termo afro-cubano usado por feiticeiros para designar beberagens usadas em rituais.
Segundo o site Jardineiro.net "Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas."
Circula pela net mensagens sobre pessoas que estão usando essa droga para se aproveitarem das vítimas e roubá-las, estuprá-las, causarem danos às mesmas, enquanto estão sob efeito da droga. Verdade ou não, informações são sempre bem vindas! Para saberem mais, segue links abaixo.

Meire Jorge


http://www.lafepe.pe.gov.br/medicamento_detalhes.php?id_med=29
http://www.scribd.com/doc/8699419/Intoxicacion-por-escopolamina-burundanga-perdida-de-la-habilidad-para-tomar-decisiones?autodown=txt
http://www.jardineiro.net/br/banco/brugmansia_suaveolens.php
http://www.casoabierto.com/sucesos/terrorismo/896-escopolamina-la-droga-que-borra-la-memoria.html

3 comentários:

  1. Teu espírito público e despreendido serviço são inestimáveis. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meire esse teu blog é ótimo!
    Só um perguntinha? és bioquímica?...rs.

    lindo final de semana a ti!

    beijos.

    ResponderExcluir