domingo, 5 de julho de 2009

Sacolas Plásticas - Usar ou não usar?



Diante das preocupações em relação a preservação do Meio Ambiente, surge uma pergunta: O que fazer com as sacolas plásticas?
Elas aumentaram extraordinariamente nos lixões,e sua biodegradação leva aproximadamente 300 anos! Além disso, são produzidas através de fontes não renováveis de energia - o petróleo.A China precisa refinar 37 milhões de barris de petróleo por ano, o suficiente para encher o tanque de 118 milhões de carros, para produzir os 3 bilhões de sacos plásticos que consomem diariamente. Já os brasileiros,consomem diariamente 44 milhões de sacos plásticos. (Revista Veja)
Usamos plásticos para, praticamente tudo, até mesmo para prevenir uma gravidez.
Estima-se que o mundo utilize 1 milhão de sacolas plásticas por minuto; No mundo, são consumidas mais de 500 bilhões sacolinhas plásticas por ano;
Só no Estado do Paraná, os supermercados produzem cerca de 80 milhões de sacolas por mês; Uma barraca de feira chega a utilizar mil saquinhos plásticos por dia; O Brasil produz anualmente cerca de 250 mil toneladas de filme plástico (material de que são feitas as sacolinhas plásticas); O plástico representa cerca de 10% de todo o lixo do País.(Fontes: Conpet, Ministério Público do Paraná e Plastvida)
A cidade de Devon na Inglaterra baniu o uso das sacolas plásticas. Os vários estabelecimentos comerciais da cidade deixaram de usar as sacolas plásticas após 6 meses de campanha e conscientização popular. Da floricultura ao açougue, as embalagens foram sendo substituídas gradualmente alcançando a eliminação total. Outras cidades já tentam imitar o sucesso de Devon.(BBC News)
Grande parte dos sacos de plástico não acondicionados em lixeiras acabam, chegam aos rios e os oceanos comprometendo a vida nesses ecosistemas.


Acreditam as indústrias produtoras que, por serem frágeis, as sacolas plásticas rasgam com facilidade, tornando-as inadequadas para reciclagem e dificultando seu recolhimento.
Para combater a inadequação das sacolas plásticas utilizadas em supermercados, a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) criou o Programa da Qualidade de Sacolas Plásticas, desde Fevereiro/2007 em parceria com o Instituto Nacional do Plástico (INP), com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (Abad). O programa visa estimular os fabricantes do setor a conquistarem a certificação ABNT NBR 14937:05. [Revista Embanews]
Será que a produção de sacolas mais resistentes é a solução?
Sabemos que ao reciclar, estamos dando vida nova a materiais que acabariam inutilizados em lixões ou aterros sanitários, não poluindo o Meio Ambiente. Pode ser uma solução!
Cabe a cada um de nós,separar os plásticos e entregar à coleta seletiva da prefeitura ou às cooperativas de catadores,para que cheguem às indústrias de reciclagem que, por sua vez, executarão a reciclagem propriamente dita.
Uma outra alternativa que se apresenta é a utilização de plásticos oxi-biodegradáveis. Os oxi-biodegradáveis são, à primeira vista, plásticos idênticos aos comuns. O diferencial, no entanto, está na sua composição molecular, a qual é adicionado um aditivo químico de sal (cerca de 1 ou 2%), que acelera seu processo natural de biodegradação – de 400 para 24 meses.
No caso destes plásticos,a oxibiodegradação acontece em dois estágios. No início o plástico é convertido, pela ação de oxigênio, temperatura ou radiação ultravioleta em fragmentos moleculares menores. Em seguida esses fragmentos se biodegradam, o que significa que são convertidos em dióxido de carbono, água e biomassa por microorganismos decompositores. Para fomentar tal característica, os fabricantes misturam um aditivo pró-oxidante a polímeros convencionais, como polipropileno, polietileno ou outros. Esses polímeros são os mais usados para confecção de sacos e outros produtos plásticos. O aditivo pró-oxidante acaba por tornar o polímero supostamente biodegradável. Quando descartado em aterros ou lixões, o aditivo quebraria as longas cadeias moleculares que formam os polímeros, conferindo-lhe as características necessárias para ser consumido pelos microorganismos presentes no solo.
Porém, temos ainda um outro problema:- o que fazer com a fonte não renovável - o petróleo,usada na produção dos plásticos, cujo consumo é cada vez maior?
Sacolas retornáveis, ou sacolas ecológicas, confeccionadas em sua maioria,em algodão cru,estão sendo projetadas para substituir as poluentes bolsas de papel e de plástico
Sabemos que a reciclagem do plástico é extremamente eficiente. O que nos resta é buscar mais informações, analisá-las e optar por medidas que venham colaborar com a redução da poluição por parte destes materiais.

Um comentário:

  1. minha opinião é que não devemos fazer uso assim dessas sacolas pois alem do material a ser usado na fabricação ser uma fonte esgotável ,o petroleo,a poluição continuará a aumentar.Devemos mesmo encontrar outra alternativa pra esse tipo de embalagem

    ResponderExcluir