domingo, 18 de outubro de 2009

A fómula da Coca-cola


Na verdade, a fórmula “secreta” da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça.
A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.
Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igual a qualquer outro refrigerante de cola, adocicado e enjoado.
É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser “very low sodium”) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de “açúcar” (sacarose).
Ou seja, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa cheias de açúcar por lata

Fórmula da COCA-COLA

Simples: Concentrado de Açúcar queimado – Caramelo – para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose – açúcar (HFCS- High Fructose Corn Syrup – açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.
O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o ácido fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade grande pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o ácido cítrico ataca com muito menos violência, pois o ácido fosfórico “chupa” todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos.
Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a CC tem permissão… (claro, se tirar, a CC ficará com gosto de sabão).
O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.
O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.

Uma experiência legal para se fazer:

Pegue uma vasilha encha-a de Coca-Cola e coloque um pedaço de carne (crua mesmo) dentro da vasilha cheia do refrigerante.
Deixe por dois dias e depois veja como ficou a carne.

Fonte:quimicalizando.com

3 comentários:

  1. Dei uma olhada nos vídeos da Tabela Periódica e realmente não estão mais traduzidos.
    Infelizmente, né? Era um ótimo material.

    ResponderExcluir
  2. Olha, descobri como resolver o problema das legendas dos vídeos da Tabela Periódica. Dê uma olhada aqui: http://ensquimica.blogspot.com/2009/04/videos-traduzidos-sobre-tabela.html

    ResponderExcluir
  3. Meire

    Não é abuso nenhum, imagina!
    Olha, eu acho que os vídeos da Tabela Periódica não podem ser baixados com legenda. Uma galera já tentou e não conseguiu. Vem sem legenda.
    Mas tente.
    Te indico o seguinte site: http://convert.playtube.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir