sábado, 31 de outubro de 2009

Metais...é sempre bom conhecer um pouco mais!!


Os metais são extraídos da natureza, geralmente de formações rochosas. No Brasil são produzidos, principalmente ferro (Fe) e alumínio (Al). O Fe é encontrado no minério de ferro (Fe2O3), sendo que 60% da produção nacional provem do quadrilátero ferrífero (MG), onde também encontramos manganês e ouro.
O Al, cujo mineral é a bauxita (principalmente Al2O3), é extraído de jazidas no Pará e em Minas Gerais.
Os métodos de extração muitas vezes provocam desequilíbrio ambiental como no caso do garimpo do ouro na Amazônia, cujo procedimento adotado fazia uso de mercúrio que contaminou diversos rios da região. A extração de ferro demanda grande quantidade de água, e posteriormente retorna aos rios tornando-se barrentas, o que afeta a produção de alimentos para os animais marinhos em geral devido à baixa luminosidade.
Medidas já foram tomadas no caso do ouro, mas ainda há rios contaminados. Quanto ao ferro a principal empresa do Brasil, Vale®, reutiliza cerca de 80% da água, e promove ações de reflorestamento em locais desmatados pela atividade mineradora
O que nos atrai nos metais são, principalmente, algumas de suas propriedades, por exemplo,
- o fato de uma latinha de alumínio de refrigerante resfriar mais rápido que uma garrafinha do mesmo refrigerante.  As latas conduzem melhor o calor, ou seja, a retirada de calor da latinha faz com que o refrigerante fique gelado mais rápido. Da mesma forma as panelas (de alumínio, ferro...) deixa o calor da chama do fogão passar mais facilmente em comparação com uma de feita de barro ou de vidro.
- a energia que nos postes de eletricidade chega a nossas casas porque nos fio de cobre (Cu), é possível à passagem de corrente elétrica, que não ocorre na madeira, nos interruptores (feitos de plástico).
- um processo muito conhecido é a formação de ferrugem, ( oxidação). Esse mesmo processo não ocorre exclusivamente com o ferro, mas com qualquer metal que entre em contato com a umidade e o oxigênio do ar. Um modo de se prevenir à oxidação, nome dado a esse fenômeno, é a pintura. Essa forma uma barreira isolante do metal. Um exemplo prático são os portões, que além da pintura recebem um outro produto o zircão, cuja propriedade é “enferrujar” primeiro que o ferro.
As lâmpadas incandescentes possuem diversos metais. Um metal pouco conhecido que constitui o filamento (parte da lâmpada que na passagem de corrente elétrica produz a luminosidade) é o tungstênio (W), que possui um alto ponto de fusão (temperatura na qual um sólido vira líquido) necessário, pois nessa região da lâmpada a temperatura chega em torno de 3000°C. Outro metal ao invés do W poderia derreter a essa temperatura.
Outra forma de aplicação dos metais é uma liga metálica, onde não existe somente um único metal constituindo o material, mas uma mistura de metais ou outros elementos. Exemplos disso:
-  o bronze (estanho, Sn e cobre, Cu),
-  latão (cobre e zinco)
-  liga mais utilizada o aço (ferro e carbono até 1%), cujos principais atrativos é a baixa densidade e sua grande resistência mecânica, utilizado na construção civil, na produção de panelas.
A maioria dos metais podem ser reutilizados, como no caso das pilhas e baterias ao término da carga os materiais ainda permanecem lá, principalmente manganês e zinco, que se chegarem a plantações retardam o crescimento geram plantas menos desenvolvidas.
No caso das latinhas a reciclagem é muito realizada, pois a quantidade de energia gasta para fundir o alumínio e remodelá-lo é 20 vezes menor.
De um modo geral, à reciclagem e o reaproveitamento dos metais é importante para diminuir o impacto ambiental devido às práticas exploratórias.
Ainda em relação às pilhas, vários metais podem ser reaproveitados, uma vez que, as pilhas comuns secas são formadas por: Zn (zinco), MnO2 (óxido de manganês), grafite e NH4Cl (cloreto de amônio). Já as pilhas alcalinas só diferem quanto ao eletrólito, ou seja, ao invés de NH4Cl utiliza-se KOH (hidróxido de potássio).


Para aparelhos que exigem maior potência são utilizados baterias, que são várias pilhas associadas em série (uma atrás da outra). Outros metais também podem ser usados em pilhas. O descarte das mesmas de  maneira errada pode contaminar o solo, as águas e acarretar danos à saúde, por exemplo, o cádmio (Cd) pode provocar disfunções renais e osteoporose. O mercúrio (Hg) causa diversos transtornos, desde vômitos, diarréia, irritação nos olhos, a problemas neurológicos e prejudicar o desenvolvimento do feto em caso de gravidez. Assim como o mercúrio o chumbo (Pb) também causa problemas neurológicos.
O link    http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/pilhas.html
apresenta maiores informações sobre pilhas e maneiras de descartá-las de forma segura.


Fonte:
http://www.vale.com/vale/templates/htm/vale/hot_sites/ra/2006/Relatorio2006.html
http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/lampada.htm
http://www.mma.gov.br/sitio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário