sexta-feira, 5 de junho de 2009

...e assim caminha a humanidade!!


Há um bom tempo venho me questionando sobre o grande desafio de se ensinar QUÍMICA!
O que se observa é que os alunos não se interessam por QUÍMICA, não conseguem ver a utilidade e a aplicação do conhecimento químico..
As noticias sobre química, que chamam atenção e que ocupam espaço na mídia são sempre negativas ( acidentes, explosões, etc.) Parece que QUÍMICA tornou-se sinônimo de produtos sintéticos, nocivos a saúde.
Professores se empenham, preparam atividades diferenciadas, relacionam os conteúdos trabalhados com acontecimentos atuais....e nada. Autores ilustram livros didáticos, modificam a liguagem, subtraem detalhes técnicos....e nada!
Há dez anos atrás, pensei que um dos motivos poderia ser o fato de, os cursos de graduação não contemplarem a origem, o histórico da QUÍMICA, o que acabavam por formar profissionais que reproduziam o conhecimento sem conhecê-lo nas suas origens. Atualmente, este quadro vem mudando....lentamente, mas considero um progresso. Buscando encontrar repostas, ingressei no Curso de Mestrado em História da Ciência - fiquei maravilhada com o que encontrei lá....parecia que o conhecimento da Química, da Filosofia e das Ciências de modo geral, estiveram escondidos dos pobres mortais como eu...!! Quantas interações entre filosofia e química...quantas respostas a perguntas que eu nem imaginaria fazer! Pensei ter encontrado a Pedra Filosofal!!
Agora sim...acreditava eu, que conseguiria motivar melhor meus alunos....despertar neles maiores interesses...curiosidades...e novamente,nada! Salvo exceções é claro!
O que há de errado?? e então a resposta surgiu....
Não sou eu....nem a maioria dos professores....é a EDUCAÇÃO....o SISTEMA EDUCACIONAL, privado ou particular...e os pequenos esforços de alguns de nós não são suficientes. São necessárias mudanças ...e urgentes.
Se observarmos o sério problema que enfrenta a EDUCAÇÃO,percebemos que as gerações não estão sendo preparadas para conduzirem o país a um futuro melhor do que o existente.
Se acreditarmos que a democracia assegura a todos a igualdade de oportunidade, e sabemos que isso não significa ter acesso à escola, mas sim acesso ao saber, entenderemos que, quando a escola não ensina; ao invés transmitir informação, abrir oportunidades, proporcionar um raciocínio crítico...se torna alienante.
E o que encontramos por este Brasil são escolas ruins. A má escola dá a impressão do conhecimento. Além de não dar o verdadeiro conhecimento, impede que ele seja procurado.
"Educar (ex-ducere = tirar de dentro) é uma ação de ajuda que uma criatura presta a outra para que esta possa tirar de dentro de si mesma suas energias interiores" ( autor desconhecido)
E assim sendo,a falta de cuidados dos nossos governantes, a falta de fiscalização para com a Educação e consequentemente para como o futuro do país é extremamente clara. Não se consegue avaliar a eficiência dos planos educacionais ou de seus agentes executores. Criam-se vestibulares, vestibulinhos, exame dos cursos, enem, etc...e a cada ano vemos o conhecimento de nossas crianças se esvaindo. Cada colégio avalia de uma maneira, alguns nem avaliam, simplesmente não reprovam e se orgulham dos seus índices de aprovações. Eis aí a que ponto chegou a "escola libertadora". A má formação de alguns professores, os baixíssimos salários que recebem e a falta de reciclagem da esmagadora maioria, a falta de profissionalismo para com os professores, vieram tornar ainda mais sério o processo em suas conseqüências.
É certo que nunca teremos boa escola sem bons professores, e nunca teremos bons professores sem salário decente e capacitação profissional adequada.
Portanto jovens, conscientizem-se de que vocês são os maiores prejudicados com a má escola. Não estudar não é bom negócio. E a escola permissiva, facilitada, mera fábrica de diplomas, é uma fraude que os inabilitará futuramente, em face da forte concorrência do mercado de trabalho.

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