terça-feira, 16 de junho de 2009

Química em nossas vidas!!



Ainda hoje, quando se fala em Química, vem à mente de muitos, coisas ruins: poluição, venenos, agrotóxicos, efeito estufa, doenças e morte.Isto muito me entristece, mas ainda assim, vem reforçar o que comentei na postagem anterior...falta de EDUCAÇÃO, há muita ignorância e desinformação. Como poderia ser diferente?.... se encontramos,rótulos como este: “verdura orgânica: sem química”. Como pode alguém ser induzido a consumir sem medo, um determinado produto após ler um rótulo como este??? Químicamente falando, produto orgânico é aquele que possui carbono em sua estrutura (existem algumas substâncias que possuem carbono e não são orgânicas, como os carbonatos e os óxidos de carbono, isso não vem ao caso no momento). Mais grave ainda é a expressão “sem química”. Ora, se a Química estuda a matéria, algo “sem química” pode ser considerado “sem matéria”, ou seja, o vácuo. Comer uma verdura “sem química”, é o mesmo que comer algo somente “em pensamento”. Certamente, este tipo de rótulo, demonstra como a Química é vista pela população em geral. Infelizmente, existe esse pré-conceito de que Química é um mal, que deve ser abolida de nossas vidas,para que possamos viver mais e melhor.
Quanta incoerência...e a grande parcela de culpa, por tamanha desinformação, cabe à EUCAÇÃO. Desde D. João VI, a química foi apresentada nos colégios e em muitos cursos como uma disciplina auxiliar à outras: como medicina, farmácia, engenharia,etc. Os poucos recursos dispensados à Educação Química, proporcionaram até os dias de hoje equívocos como os citados no início do texto. Mesmo que a população, de modo geral, utilize medicamentos, combustíveis, alimentos industrializados, plásticos, ships de computadores, entre outros;o pré-conceito enraigado permanece! Esquecem-se que a própria vida só existe graças às reações bioquímicas que ocorrem no interior dos organismos.Sem as substâncias químicas e suas reações, simplesmente não existiria a vida. Então de onde vem a associação do termo ´"Química" com algo ruim, prejudicial......provavelmente, ao uso descontrolado das substâncias químicas. Os “agrotóxicos”, utilizados descontroladamente nas lavouras, muitas vezes, por leigos, ou por pessoas que almejam grandes lucros, grandes produções. Ao contrário do que muitos pensam, mais e mais estudos “químicos” têm procurado soluções para estes problemas, através da produção de combustíveis mais limpos e substâncias que produzam um menor impacto à natureza.Nas estações de tratamento de água e de esgoto, substâncias químicas são utilizadas na descontaminação da água.
Portanto, se observarmos melhor, o problema não é a Química, mas a maneira como o Homem vem vivendo atualmente.... grande produção de resíduos e quantidades cada vez maiores vem sendo produzidas. Estes resíduos causam poluição e todos os problemas associados à ela....um dos problemas que considero extremamente delicado é o da poluição da água...dos rios....dos mares. Educação, informação e participação são armas preciosas na luta para um mundo melhor, mais consciente, mais inteligente!!
por Meire Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário